segunda-feira, 6 de maio de 2013

Impressões sobre o Egito

Sempre quis conhecer o Egito e dessa vez consegui, em parte. Não cheguei perto do Cairo ou das Pirâmides, devido aos problemas políticos que tem ocorrido desde a Revolução no Mundo Arabe, que no Egito começou em 2011. Desde então, o país que não era lá um dos mais seguros é considerado inseguro para os viajantes europeus.

Confesso que não sabia que era a esse ponto, mas chegando lá nos explicaram que o turismo (terceira principal fonte de renda do Egito) perdeu 90% de seus clientes!!! Dos 350 navios de turismo que circulavam pelo Nilo, menos de 30 estão atualmente em atividade. Muitas companhias aéreas suspenderam seus vôos indeterminadamente e as agências européias evitam de fazer negócios e enviar clientes devido aos riscos e ameaças terroristas. 



Parece que o povo não soube (e não sabe) o que fazer com a dita liberdade que a revolução proporcionou e o atual governo está sendo uma catástrofe para o país, mas permanece apoiado diretamente pelo Qatar (que tem interesses no Egito) e indiretamente pelos EUA. Obras estão paradas e dizem que nada funciona, até mesmo a policia não faz nada e fica bebendo cha o dia inteiro. O desemprego atingiu indices enormes e sem turistas o comércio não funciona. Os egípcios mais esclarecidos acreditam que esse governo atual não vai durar mais muito tempo e esperam que o país vai entrar em ordem em pouco tempo. Eu sou menos otimista e acredito que uma revolução leva anos e anos para trazer resultados postivos.


Não tivemos nenhum problema, mas vimos que o país está em ebulição (mesmo fora dos eixos onde a revolução é mais presente) e pode explodir a qualquer momento. 


O nível de pobreza também impressiona, ainda mais eu que sou muito sensível a esse ponto (meu marido, assim como muitos europeus, tem uma idéia romântica da pobreza e ignorância e desconhece o conceito de miséria). O ensino não é obrigatório e a maioria das famílias prefere ter o máximo de filhos possível para ajudarem desde cedo no trabalho. Assim, o indíce de analfabetismo é imenso. A maioria da população, mesmo trabalhando direta ou indiretamente com o turismo, não têm a menor idéia do que representou ou representa o Egito Antigo. O mundo inteiro é fascinado pela história do país, mas eles ainda recuperam pedras dos templos para construirem casas, morrem de medo das divindades e rabiscam as paredes. O cuidado com o patrimônio ainda é insuficiente e não fosse a ajuda da Unesco e da comunidade internacional (que ainda trabalha lá) muita coisa teria sido destruída (sem contar as dezenas de templos que seriam destruídos com a construção da barragem não fosse a ajuda internacional).

As técnicas agrícolas e no setor de construção também são ainda muito ultrapassadas.

Mas foi uma viagem onde aprendemos muito, vimos de perto muitas maravilhas e fizemos muitos amigos. Só espero que o Egito reencontre a sua glória um dia, e que esse dia não esteja muito longe!

Informações práticas:
- O visto pode ser obtido diretamente no aeroporto de chegada no Egito, mediante o pagamento de 15$. Para quem vem do Brasil, aparentemente seria necessário comprovação de vacina de febre amarela, mas o mesmo não é solicitado de quem vem da Europa (meu caso). Vale lembrar que o Egito (assim como a China) não é um país de risco de febre amarela, mas para a OMS o Brasil é. Ou seja, essa vacina não é para proteger o turista, mas para proteger a população local de turistas transportando a doença.
- Quem pretende visitar Israel, melhor pedir o visto fora do passaporte, em um papel (mas nesse caso levar foto), pois aparentemente Israel não concede visto a quem passou por um país "árabe). Da mesma forma, quem tem um visto israelita, melhor fazer um passaporte novo para evitar problemas.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Pequena pausa



O blog sai alguns dias de férias e não tive tempo de preparar nenhum post para ser publicado durante a minha ausência.

Quem ainda não leu pode aproveitar para ler alguns textos mais antigos. Algumas sugestões:

Pessoal:
- Nosso casamento
- Meu chéri.

Viagens:
- Bruges
- Copenhague
- Praga
- Veneza
- Deauville
- Montanhas Huangshan
- Istambul

Comportamento:

- Os franceses tomam banho?
- Mulher de 30 na França

Até a volta, pretendo não virar nenhum personagem de Agatha Christie!!!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Basilica Cistern e Igreja São Salvador em Chora

Dentre os diversos locais a descobrir em Istanbul gostaria de falar de dois que me deixaram muito impressionada:


Com 336 pilares oriundos de diversos templos ainda mais antigos, a Cisterna da Basílica (seria esse mesmo nome em português?) é uma construção impressionante, a dois passos da Mesquiza Azul, bem no centro histórico de Istanbul.
Construída em 542, necessitou do trabalho de 7 mil escravos. A água era ali estocada e ia para o Grande Palácio, mais tarde abasteceu o Palácio de Topkapi e mais recentemente era até possível visitá-la de barquinho (o que não é mais possível), como fez James Bond em 1963.
 A iluminação realmente valoriza o local e nos transporta para um mundo completamente diferente de tudo o que já vimos.
O ambiente é bem úmido e as passarelas por onde passam os visitantes são bem escorregadias.


Duas medusas completam a visita, descobertas somente em 1984! Uma de cabeça para baixo e aoutra de lado. Provavelmente foram colocadas lá para afastar as influências malígnas.



O segundo se trata da Antiga Igreja de São Salvador em Chora (Kariye Camii) que é tão antiga que ninguém sabe precisar com exatidão quando ela foi construída:

 Ligeirament perdidos, um rapaz nos acompanhou até o local.

Mas se por fora ela não impressiona, no seu interior ela guarda uns dos tesouros mais preciosos do mundo Bizantino: os seus afrescos e mosaicos (do século XIII, quando ela foi restaurada). 

Quando a Igreja foi transformada em mesquita, ela ganhou o seu minarete e as imagens cristãs foram cobertas de cal, o que permitiu protegê-las.
 Atualmente o local foi transformado em museu, ou seja, mais nenhum culto (seja de que religião for) é celebrado ali.
O Cristo aparece nessas imagens como o salvador do mundo e mestre o universo, com uma delicadeza incrível.


Então, qual dos dois lugares você preferiu?

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Síndrome da Mulher Maravilha

Parece que ela está de volta, com mais força do que nunca, encarnando o ideal de toda uma geração feminina de ter tudo: carreira, família, supervida social, corpo escultural e rainha do sexo. Essa é a mulher moderna. 

Eu me pergunto: porque as mulheres se auto-pressionam tanto? Para mim, à força de querer se igualar aos homens, mas acumulando tarefas e querendo fazer mais do que eles. Esse tipo de Mulher Maravilha ou Super-Poderosa dorme cada vez menos e nunca pode se mostrar cansada. E nessa guerra, todas as mulheres se tornam rivais. Cada uma precisa mostrar que cozinha melhor, ou que tem mais criatividade da decoração da casa, que acumula mais diplomas e é completamente quadrilangue. Ou que tem o filho maior, mais inteligente ou mais bonito do que a média, tudo isso devido à genética e educação passada pela mãe, que tem o cargo mais importante e a vida mais ocupada.

Olha, eu já fui um pouco assim: eu achava que se eu trabalhasse mais eu existiria mais. Hoje eu já sei que o trabalho não é tudo na vida e não tenho mais a ambição de me tornar PDG de uma grande empresa ou presidente da República. 

Ainda esses dias vi uns comentários no facebook de mulheres dizendo que trabalham muito, fazem pós-graduação e milhões de cursos pois não podem se desatualizar, cuidam sozinhas dos filhos (levando e buscando na escola, atividades, médico), do marido (em 2013 ainda tem marido que não sabe se "cuidar" sozinho? Na minha casa, o meu marido "cuida" de mim e eu "cuido" dele, mas muito mais no sentido de carinho e atenções, pois cada um sabe se virar sozinho!), das tarefas domésticas (as ditas "femininas" e outras como reparos, decoração), jardinagem, etc... E que ainda tem que estar linda e disponível quando o marido chega.

Sinceramente, por que as mulheres se sobrecarregam com tudo isso?

Posso estar fora de moda, mas eu preciso dormir 8 horas por dia para estar em forma, sou muito feliz de ter alguém com quem dividir bons momentos mas também as tarefas mais chatas como passar o aspirador e passar roupa, e o marido sabe que só vai rolar um bebê se ele participar no dia a dia, como trocar fraldas, levar ao médico, dar banho. E nesse momento não sinto vontade nenhuma de voltar aos bancos escolares de forma regular. Posso muito bem me atualizar por conta própria e com leituras apropriadas e discussões com pessoas do ramo. Respeito muito quem é doutor, mas não é um doutorado que vai fazer de mim uma profissional melhor nem muito menos uma pessoa melhor...

Não tenho uma capa vermelha, não sei voar, não tenho superpoderes. e estou muito bem assim.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Primavera em Saint-Germain-en-Laye

Domingo foi o primeiro dia por aqui em que saímos de manga curta (coisa rara!), e pelo que andei lendo, essa onda se propagou por toda a Europa!!! A meteorologia estava anunciando e todos esperavam ansiosamente o grande dia.
Não era para menos, pois entre outubro e março deste ano foram constatadas 117 horas a menos de sol do que a média para a época, e esse foi o segundo inverno mais cinzento desde 1946. Além disso, foram registradas 15% a mais de chuvas.
Aproveitamos para visitar a simpática cidade de Saint-Germain-en-Laye, na região parisiense. De fácil acesso pelo RER A, basta seguir a direção oposta à Disneyland e descer na estação que se chama St-Germain-en-Laye, como a cidade.

Considerada uma localidade nobre em uma situação geográfica privilegiada, tem castelo como toda cidadezinha de charme que se preze. Diversos reis da França  moraram nesse castelo até a ida da corte para Versailles (na época de Luís XIV). Atualmente o castelo abriga o museu de arqueologia com uma importante coleção da pré-história.

No pátio interno do castelo

O rei François I se casou na capela do castelo em 1514

A direita casao nde nasceu o compositor Debussy.
Onde nasceu Luís XIV,o Rei-Sol.
Maquete dos jardins da época, projetados por Le Nôtre, o mesmo paisagista que fez os jardins de Versailles e tantos outros.


Mesmo no domingo a cidade estava bem animada, jardins e áreas verdes muito movimentadas. 
Preciso voltar para visitar tudocom mais tempo, desta vez eu só queriaaproveitaro sol e o calorzinho mesmo!!!