Sempre quis conhecer o Egito e dessa vez consegui, em parte. Não cheguei perto do Cairo ou das Pirâmides, devido aos problemas políticos que tem ocorrido desde a Revolução no Mundo Arabe, que no Egito começou em 2011. Desde então, o país que não era lá um dos mais seguros é considerado inseguro para os viajantes europeus.
Confesso que não sabia que era a esse ponto, mas chegando lá nos explicaram que o turismo (terceira principal fonte de renda do Egito) perdeu 90% de seus clientes!!! Dos 350 navios de turismo que circulavam pelo Nilo, menos de 30 estão atualmente em atividade. Muitas companhias aéreas suspenderam seus vôos indeterminadamente e as agências européias evitam de fazer negócios e enviar clientes devido aos riscos e ameaças terroristas.
Parece que o povo não soube (e não sabe) o que fazer com a dita liberdade que a revolução proporcionou e o atual governo está sendo uma catástrofe para o país, mas permanece apoiado diretamente pelo Qatar (que tem interesses no Egito) e indiretamente pelos EUA. Obras estão paradas e dizem que nada funciona, até mesmo a policia não faz nada e fica bebendo cha o dia inteiro. O desemprego atingiu indices enormes e sem turistas o comércio não funciona. Os egípcios mais esclarecidos acreditam que esse governo atual não vai durar mais muito tempo e esperam que o país vai entrar em ordem em pouco tempo. Eu sou menos otimista e acredito que uma revolução leva anos e anos para trazer resultados postivos.
Não tivemos nenhum problema, mas vimos que o país está em ebulição (mesmo fora dos eixos onde a revolução é mais presente) e pode explodir a qualquer momento.
O nível de pobreza também impressiona, ainda mais eu que sou muito sensível a esse ponto (meu marido, assim como muitos europeus, tem uma idéia romântica da pobreza e ignorância e desconhece o conceito de miséria). O ensino não é obrigatório e a maioria das famílias prefere ter o máximo de filhos possível para ajudarem desde cedo no trabalho. Assim, o indíce de analfabetismo é imenso. A maioria da população, mesmo trabalhando direta ou indiretamente com o turismo, não têm a menor idéia do que representou ou representa o Egito Antigo. O mundo inteiro é fascinado pela história do país, mas eles ainda recuperam pedras dos templos para construirem casas, morrem de medo das divindades e rabiscam as paredes. O cuidado com o patrimônio ainda é insuficiente e não fosse a ajuda da Unesco e da comunidade internacional (que ainda trabalha lá) muita coisa teria sido destruída (sem contar as dezenas de templos que seriam destruídos com a construção da barragem não fosse a ajuda internacional).
As técnicas agrícolas e no setor de construção também são ainda muito ultrapassadas.
Mas foi uma viagem onde aprendemos muito, vimos de perto muitas maravilhas e fizemos muitos amigos. Só espero que o Egito reencontre a sua glória um dia, e que esse dia não esteja muito longe!
Informações práticas:
- O visto pode ser obtido diretamente no aeroporto de chegada no Egito, mediante o pagamento de 15$. Para quem vem do Brasil, aparentemente seria necessário comprovação de vacina de febre amarela, mas o mesmo não é solicitado de quem vem da Europa (meu caso). Vale lembrar que o Egito (assim como a China) não é um país de risco de febre amarela, mas para a OMS o Brasil é. Ou seja, essa vacina não é para proteger o turista, mas para proteger a população local de turistas transportando a doença.
- Quem pretende visitar Israel, melhor pedir o visto fora do passaporte, em um papel (mas nesse caso levar foto), pois aparentemente Israel não concede visto a quem passou por um país "árabe). Da mesma forma, quem tem um visto israelita, melhor fazer um passaporte novo para evitar problemas.
Informações práticas:
- O visto pode ser obtido diretamente no aeroporto de chegada no Egito, mediante o pagamento de 15$. Para quem vem do Brasil, aparentemente seria necessário comprovação de vacina de febre amarela, mas o mesmo não é solicitado de quem vem da Europa (meu caso). Vale lembrar que o Egito (assim como a China) não é um país de risco de febre amarela, mas para a OMS o Brasil é. Ou seja, essa vacina não é para proteger o turista, mas para proteger a população local de turistas transportando a doença.
- Quem pretende visitar Israel, melhor pedir o visto fora do passaporte, em um papel (mas nesse caso levar foto), pois aparentemente Israel não concede visto a quem passou por um país "árabe). Da mesma forma, quem tem um visto israelita, melhor fazer um passaporte novo para evitar problemas.










