segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Londres: Freud Museum

Desta última vez em Londres consegui enfim conhecer a última residência de Sigmund Freud! Não que fique longe (eu até tinha a impressão que sim), mas principalmente por falta de tempo, já que os horários são reduzidos (de terças à domingos das 12 às 17h). Apesar dele ter passado a maior parte de sua vida em Viena, é em Londres que podemos avistar seus principais pertences.

 Ele não chegou a passar muito tempo nesta casa (ou em Londres como um todo). Chegou em 1938 fugindo o nazismo na Austria (que tinha sido anexada pela Alemanha de Hitler um ano antes) logo após que sua filha Anna (a mais nova, preferida e igualmente psicanalista) foi detida. Até então, judeu não praticante e homem das letras, ele nunca tinha pensado que fosse perigoso para ele ou sua família permanecer na Austria.
 E ele faleceu menos de um ano mais tarde, enfraquecido pelo longo e doloroso câncer que o acompanhava há muitos anos.
 Para quem como eu estudou e admira a sua obra e o seu legado, não posso descrever a emoção de abrir essa porta e entrar no que restou do seu universo.
 Pois muita coisa está lá, como a sua imensa coleção de antiguidades egípcias, gregas e romanas, seus libros, biblioteca, escrivaninha...
 E seu divã, é claro!

 Endereço: 20, Maresfield Gardens. A entrada custa atualmente 6 libras. O acesso é fácil pela estação de metrô Finchley Rd (Jubilee Line)

Sem contar que o bairro merece uma visita, com suas lindas casas:


"Onde estão minhas chaves?"

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Greenwich, centro do tempo e do espaço

Aproveitamos os últimos dias de 2012 para dar um pulinho em Londres. Como já é a nossa 4ª vez na cidade, além dos clássicos, resolvemos explorar outros cantos que até então não conheciamos. E ficamos encantados com Greenwich!!!


 Pertinho do grande centro de Londres, Greenwich fica em zona 2, o que quer dizer que é possível utilizar o mesmo day travel que usamos para visitar os principais pontos turísticos e que custa 7 libras por dia.
 Mas apesar de tão perto, a atmosfera é bem diferente... A começar pela paz e pelo silêncio...
 O local mudou muito pouco do século XVIII para cá, e fica fácil entender porque alguns artistas como Turner adoravam pintar lá!
 Achamos as pessoas dali adováveis, a começar pelos correios. A atendente me pergunta se passei um bom Natal, e quando pedi selos para o Brasil, ela começou uma conversa bem animada!!!
 Ao fundo o Cutty Sark, um dos últimos veleiros britânicos para o transporte de chá, que infelizmente incendiou há poucos anos, mas que está novamente aberto para visitação.


 Adorei essa loja, com desenhos bem originais, não resisti e comprei dois "panos de prato" para a minha coleção.
 National Maritime Museum
 E foi aqui que foi traçado o meridiano de Greenwich que marca a longitude zero, "centro do tempo e do espaço". Ali temos estarteza de estar "na hora certa". Para alguns, o umbigo do mundo!

 Achei essa foto tão romântica!!!

Meu inglês não está tão ruim assim: falei "look at me" e o cachorrinho me entendeu e olhou na mesma hora!

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Filmes de 2012

Percebi que em 2012 fui realmente pouco ao cinema. Mas como quantidade não quer dizer qualidade, posso dizer que praticamente todos os filmes que vi esse ano gostei muito. Provavelmente porque escolho bem! Ou então vejo os trailers e tenho que assistir absolutamente, e nesses casos é raro me decepcionar.

Talvez eu tenha esquecido algum filme, mas fora os que já falei por aqui, os últimos vistos foram:


L'Odissée de Pi (Life of Pi)

Quando vi o trailer pela primeira vez há alguns meses fiquei fascinada pelas imagens e comecei a contar os dias para a estréia do filme, que aqui na França foi no 19 de dezembro. Realmente o filme é lindo em todos os sentidos!!! Um oceano no qual reflete um céu magnífico, um barco minúsculo, uma tradução perfeita da solidão de Pi, que sentimos na pele. O filme é sem dúvida um blockbuster, mas do ponto de vista artístico o filme não deixa nada a desejar. Um conto macabro, uma experiência visual ou um tratado de filosofia? Tem de tudo e para todos os gostos!!!



OO7 Skyfall
Sou suspeita para falar pois desde o início da minha adolescência fui fã dos antigos filmes de James Bond, principalmente com o Sean Connery. Mas esse novo 007 fez um verdadeiro sucesso aqui na França (foi o filme mais visto no cinema em 2012) e levou muitos espectadores às salas escuras que nunca antes se interessaram pelo herói-espião. Nesse filme Daniel Craig estava perfeito, e isso que ele já é perfeito por natureza! Uma forte presença em cena, e nesse filme bem humano. 


Jason Bourne: Héritage
Não posso negar que adoro filmes de ação, um gosto que passou de mãe para filha, já que a minha mãe sempre assistiu filmes de ação que geralmente agradam muito mais aos homens! Ontem mesmo estava comentando com amigos que a minha mãe adorava os filmes com o Bolo Yeung como vilão e quase não acreditaram, acharam que eu estava me confundindo de ator (para quem não conhece, ele foi o vilão em filmes com Bruce Lee, Van Damme, dentre outros)! Mas voltando ao filme acima, apesar de não ter Matt Damon, mas o ator jemery Renner não deixou nada a desejar! Mas é claro que quem espera uma relação mais próxima de Matt Damon ou mesmo o seu retorno, só vai se decepcionar!



L'Homme qui rit
Baseado na obra prima literária de Victor Hugo, o filme nos transporta em um universo estranho, que faz uma antitese entre a beleza da alma e a feiúra física. Fala da pobreza material e a seduçéao da riqueza e do poder... Do diabólico e do angélico, do amor e do desejo. Violento e delicado ao mesmo tempo. Ah, se a vida fosse menos complicada!!!
Porém, infelizmente o filme está sendo muito boicotado pela imprensa e pelos espectadores devido à forte polêmica em volta do ator Gérard Depardieu. Uma pena!!!
Além disso, a trilha sonora é de arrepiar!


A Royal Affair
Esse filme dinamarquês acabei assistindo por acaso e adorei! A história se passa em 1770 na Dinamarca e fala da relação triangular entre o rei Christian VII, sua esposa, a inglesa Caroline, e o médico do rei, o alemão Struensee. Dessa relação, fortemente influenciada pelas idéias iluministas de Voltaire e Rousseau, resultaram fortes transformações sociais a anunciaram as revoluções 20 anos mais tarde na Europa. Quem se interessa por esse tipo de filme histórico, não pode perder!!!





Dans la Maison
Um professor de francês (literatura) decepcionado com o interesse dos alunos e a qualidade da escrita dos jovens, se depara com um aluno com um grande potencial literário. Começa uma relação um tanto estranha entre os personagens, uma relação de manipulação e que incomoda, mas todos queremos saber o que se passa "na casa" (título do filme). Um filme que fala deliteratura, e quem aprecia os clássicos franceses estará bem servido!!!



Le Prénom

Vincent, que será pai em breve vai jantar na casa da irmã e cunhado, em presença de um amigo de infância. Enquanto sua esposa grávida não chega, brincadeiras de família tomam conta do ambiente, muita risada, até que ele anuncia o nome que eles pretendem dar ao bebê... Tudo sai dos eixos após esse momento e o filme passa por uma verdadeira reviravolta. O típico filme francês, com histórias de família complicadas... Em alguns momentos "pesado", e o filme pode ser um pouco agoniante, pois tudo se desenrola durante o tempo desse jantar.



Espero que 2013 nos traga bons filmes para assistir! Já tenho dois na minha listinha!!!

Quer mais dicas de filmes? Veja aquiaqui ou ainda aqui.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Natal 2012

Meu Natal foi em família... não a minha, que está lá no Brasil... E quando participo de algum evento com a família do Sylvain, não é pouca coisa não, pois agora ela conta com 23 membros!!!
Trabalhamos no dia 24 e saímos direto do trabalho para a estação de trem. Tudo lotado, a maior loucura, todo mundo correndo para encontrar família e amigos para a ceia de natal. Chegamos para a ceia e quase tudo estava pronto, apenas esperando os retardatários.



 Entradinhas preparadas com carinho pelo irmão cozinheiro.
Esse fruto do mar se chama Saint-Jacques, é delicioso e um prato de ocasiões especiais, como festas de final de ano.
 Adoro escargots!!!
 O prato foi o chapon assado (uma espécie de galo castrado para que a carne seja mais macia e sem gordura)
 Servido com um gratin dauphinois, batatas gratinadas ao forno com um molho bechamel.
 Inovação na sobremesa de Natal com os cupcakes de diversos sabores

A tradicional "bûche de Noël" não podia faltar.

Porém o momento mais aguardado da festa foi a passagem do Papai Noel... Será que dá para reconhecer quem encarou essa missão?
 Tive um ataque de risos, pois foi realmente muito engraçado ver o maridão nesse papel!!!
 Feliz Natal!!!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Viver em Paris

Li recentemente em um livro que provavelmente um casal que almoça junto durante a semana... não é exatamente um casal "oficial"! Achei muito engraçado, pois é verdade que poucos casais têm a oportunidade de almoçar juntos (fora) durante a semana, mas tenho a sorte de, de vez em quando, podermos tirar folgas juntos, almoçar e passear como dois adolescentes matando aula!!!

Não posso reclamar de estar com alguém que adora sair, ver e descobrir coisas novas. Nesta última sexta-feira ele e eu só trabalhamos até às 11h30, então nos encontramos em Paris no metrô Bourse para almoçar em um restaurante estilo cantina japonesa que eu já tinha ido com uma amiga. Na saída do metrô nos deparamos com uma feirinha bem simpática. O que me chamou a atenção foi um stand que vendia botas, luvas e roupas em peles de ovelha... Mas o engraçado foi que o vendedor, estava vestido de um colete que era uma pele de ovelha inteira! Ou seja, ele parecia uma ovelha!!! (desculpem a falta de fotos e a baixa qualidade das poucas, mas estava sem bateria e tive que fotografar com o celular, que não é muito bom para fotos)

Caminhamos em direção ao restaurante, observando a arquitetura que é bem bonita, e uma senhora, parisiense moradora do bairro, nos pergunta se estamos procurando algum endereço e se ela pode nos ajudar. Na verdade não estávamos perdidos, mas dissemos o nome da rua onde iríamos e ela nos indicou de forma bem agradável (segunda vez essa semana que somos abordados por parisienses moradores locais nos oferecendo informações). Para quem acha que os franceses (e parisienses principalmente) são todos mal-humorados!.

O restaurante se chama Hokkaido e é simples e serve uma comida deliciosa, o tipo de refeição que os japoneses comem diariamente no Japão. Foi o que me disseram, pois ainda não tive oportunidade de conhecer o Japão. Mas não deixa de ser exótica para nós ocidentais. Sempre lotado, principalmente ao meio dia, onde o mesmo é pego de assalto pelos trabalhadores dos escritórios e domínio das finanças, muito presentes ali. A cozinha é aberta estilo americana e podemos ver os cozinheiros trabalhando!



Saímos e fomos dar uma voltinha na Bibliothèque Nationale de France, que fica a dois passos dali. Eh possível estudar e consultar gratuitamente documentos raros, além de visitar as exposições em curso (pagas). Atualmente uma das exposições é sobre a famosa Família Rothschild, que fez fortuna na Europa através do setor de Finanças. James de Rothschild chegou aos 19 anos na França, em 1811 e seu talento para os negócios e finanças foi logo reconhecido. Branqueiros de toda a Europa chegam à Paris e fazem dela uma cidade importante nesse setor, adquirindo igualmente seu lugar ao sol na revolução industrial. 

Em frente à Biblioteca (depende de qual "frente, estou falando da entrada principal atual, já que ela está em reformas) encontra-se a Galerie Vivianne, uma charmosa passagem coberta de Paris, muito na moda no século XIX (inaugurada em 1826).

Ao lado da Galerie (colado a ela) nos deparamos com um comércio um tanto curioso! Apesar de venderem alguns livros do lado de fora bem baratinhos, a especialidade são gravuras antigas!!! Como há tempos estamos procurando um mapa antigo do Brasil, resolvemos entrar.

Vou avisando que o proprietário é uma pessoa muito esquisita, para dizer o mínimo! Passamos muito tempo na loja e observamos muitas coisas esquisitas, a começar pela atitude dele com as pessoas! 

Mas ele nos mostrou duas gigantes pastas com dezenas e dezenas de gravuras antigas, porém nos disse que do Brasil é raro, pois além de existir poucas, o tema é muito procurado, principalmente por colecionadores brasileiros! Sem contar que custa um pouco caro, contar no mínimo uns 300€. Mas eu tinha uma idéia precisa do que eu queria, e desse estilo ele sótnha do Peru, não do Brasil. Aproveitamos para perguntar se ele tinha algo sobre moda e ele me apresentou mais duas pastas. Há alguns anos procuro essas gravuras antigas sobre o moda, quase comprei em Notting Hill, e fiquei ainda mais interessada ao assistir a exposição sobre a Moda e o Impressionismo. Foi difícil, mas fiz a minha escolha.


Estávamos sem espécie e a loja não aceita cartão. Sylvain foi retirar dinheiro e eu fiquei ali terminando de escolher. Confesso que só fiquei pois uma funcionária bem atenciosa tinha chegado, pois teria morrido de medo do dono! Não vou entrar em detalhes, mas vocês imaginam um filme que se passa em um casarão bem velho e abandonado, em que um dos habitantes é uma pessoa bem sombria? Pois é, chegou a me dar calafrios! Sem contar que ele é muito focado na sua paixão (essas gravuras), então não aconselho a ir quem vai só para xeretar mesmo, pois ele fareja se a pessoa é realmente interessada no assunto. E melhor saber um pouco o tema do que procuramos, pois são centenas e centenas de "pastas", então ele vai ir buscar uma pasta sobre um assunto específico.

Dali fomos à pé até o Opera Garnier (temos uma carta de transporte, mas não era longe e preferimos caminhar) onde precisei resolver um problema do trabalho. Dali fomos até o Forum les Halles (desta vez de metrô, já que é mais longe), uma espécie de Shopping Center subterrâneo do centrão de Paris. Não gosto muito de ficar ali fechada, mas o frequento muito devido ao cinema (são 22 salas), mas também por ser esse local bem central onde as principais linhas de metrô e de trem periferia passam. Compramos nossa entrada para assistir L'odysée de Pi (Life of Pi, no original), esse filme de Ang Lee que está dando o que falar, e aproveitamos para fazer umas comprinhas de Natal enquanto esperávamos a hora da sessão. 

Depois voltamos felizes da vida para casa, pois o mundo não tinha acabado e ainda poderíamos aproveitar tantos outros dias como esse nas nossas vidas!!! Em Paris ou qualquer outro lugar do mundo...