Mostrando postagens com marcador Pessoal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pessoal. Mostrar todas as postagens

domingo, 18 de dezembro de 2011

Improvável coração...

Quem disse que para dar certo um casal precisa ser um "par perfeito", igualzinho? Esse seria um dos casais mais improváveis, não acham?


Ele é o coração, eu a razão...
Ele está para os doces como eu estou para os salgados...
Ele trabalha para viver, enquanto eu vivo para trabalhar...

Quer saber um pouco mais sobre meu chéri? E da nossa história?

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

1 ano de Blog e sorteio

O tempo passou tão rápido e hoje o blog está completando o seu primeiro aniversário!!!

Se no início comecei meio tímida, hoje já consigo escrever com bem mais segurança e praticamente sem medo das críticas! 

Estou muito contente de ter alguns leitores regulares e outros tantos ocasionais, o que me deixa ainda mais motivada para continuar escrevendo, mesmo se inicialmente o blog foi criado como um espaço particularmente meu... que fico muito feliz em dividir!

E aproveito para propor um sorteio de aniversário, até mesmo porque essa época do ano pede presentinho, não acham?

Um sorteio com produtos que amo e sem os quais não sei mais viver, ainda mais com o inverno chegando por aqui!

(óleo de banho amêndoas, creme para o corpo amêndoas, creme para as mãos ultra-nutritivo karite, shampoo aos óleos essencias e sabonete esfoliante de amêndoas)

Pode participar leitores de qualquer parte do mundo. Basta deixar um comentário com nome e localidade. Vale uma participação por pessoa; quem deixar mais de um comentário vai contar somente o primeiro, certo? 

O resultado será divulgado no dia 26 de dezembro, o que deixa dez dias para todo mundo participar, já que com a correria de final de ano imagino que muita gente está com tempo reduzido para freqüentar os blogs amigos!

Espero que vocês gostem da minha seleção de produtos!

E boa sorte a todos!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Encontros e Despedidas -parte 2

"... qui dit voyage, dit départ et séparation du connu pour s'ouvrir a l'inconnu"
(quem diz viagem, diz partida e separação do que é conhecido para se abrir ao desconhecido)

E foi com essa frase que Cécile foi atrás de seu sonho de descobrir um pouco mais de um dos países que ela mais ama, o México. Nesse momento ela está sobrevoando o Atlântico...
Vemos todos os dias pessoas que deixam para trás seu país para viver uma aventura na Europa (ou nos EUA, mas geralmente em países considerados de "1º mundo"), mas raras vezes vi o contrário! Desejo muita sorte e felicidade na realização desse sonho!
Essa foto "roubei" de seu álbum sobre sua primeira viagem ao México no facebook. Acho que ela não vai ficar brava (ou se ficar, que me perdoe logo!). Desejo que ela encontre muitas portas abertas no seu caminho e que tenha a boa chave para abrir tantas outras!

Mas ela sabe que sempre que precisar estamos por aqui e que ela tem amigos sinceros e verdadeiros com quem pode contar!!

 E se ela fizer um blog sobre o México como insisti tanto para que fizesse, passarei o link para vocês! Tenho certeza que vocês irão adorá-la... Até agora não encontrei ninguém que não a aprecie! Uma pessoa muito querida cujo maior defeito talvez seja o de pensar mais nos outros do que em si mesma... 
Mas penso que com essa revolução na sua vida, ao menos dessa vez Cécile vai tentar se concentrar mais na sua felicidade do que na dos outros!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Morena de olhos castanhos

Já perdi as contas de quantas nacionalidades já me deram... 
Ressalto que não tenho NADA contra as mexicanas ou peruanas, mas falando francês não tenho nem sotaque hispânico... e fisicamente não vejo nada de parecido com minhas amigas e conhecidas da mesma nacionalidade... nada é exagero, pois sou morena de olhos castanhos...
Ou então, quem vem do norte da áfrica acha que venho da mesma região... O que já me causou muitos embaraços, já que muitas vezes fui agredida verbalmente na rua por não estar cobrindo o cabelo ou estar mostrando os braços...

Mas aí, cada vez que enfim as pessoas sabem que sou brasileira, a primeira associação que fazem, como se "tivesse caido a ficha" é com o personagem Pocahontas!

Tá certo que - mais uma vez - sou morena de olhos castanhos com muito orgulho, mas será que não tenho razão de refusar essa "semelhança"? 

Gosto muito da cor do meu cabelo (ainda natural) castanho escuro... Para mim nada a ver com o preto "reluzente", e ainda por cima ele só fica assim liso após muito sacrifício! E a forma dos olhos?

Engraçado que cada vez que vou me maquiar ou comprar uma base, na hora de escolher a cor, se a pessoa sabe que sou brasileria, ela vem logo de cara me propor uma cor para peles "latinas"... E o resultado é que fico parecendo uma cenoura! E aí ela termina por me propor um outro tom (atualmente uso o Teint Miracle da Lâncome nº 4 e o Teint Radiance YSL  nº 7 1/2 quando estou bronzeada).

Imagino que uma das mulheres mais ricas da França (herdeira da fortuna L'Oreal), apesar de morena de olhos escuros, não precisa ficar ouvindo o dia inteiro que ela é parecida com a Pocahontas!!!

Françoise Bettencourt-Meyres, google imagens

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Coisas do lado de cá...

Uma das coisas que sempre me chocou "do lado" de cá foram os suicídios... Todo dia alguém se suicida nos transportes parisienses, todo dia tem uma nota no jornal em relação a alguém que se suicidou...
Se no Brasil eu confrontei muitos suicícios, era bem mais devido ao contexto profissional, mas sabia que em termos estatísticos, o suicidio no Brasil está longe de ser um problema nacional.

Mas o meu objetivo aqui não é fazer uma análise psico ou sociológica do suicídio, mas apenas um desabafo mesmo: porque um dos meios mais escolhidos é se jogar na frente de um trem, prejudicando o deslocamento de milhares de pessoas? (porque aqui na França, se houve um "acidente de viajante", como eles chamam, todos os trens são interrompidos por no mínimo 3 horas! Um último desafio do suicidário no sentido de atrair a atenção para si mesmo? Se ele acha que não importa para o mundo, pelo menos seu último gesto fará com que milhares de pessoas tenham sua rotina transformada?

Tudo isso porque já era para eu ter chegado em casa há horas, mas devido a (mais um) um suicídio no meu trajeto, só consegui chegar em casa às 23h57... à pé!!!

Eu já sabia que a França estava em 9º lugar no ranking dos paises com maior índice de suicídio... E fazendo umas pesquissinhas em sites especializados, encontrei que 10 mil pessoas se suicidam todos os anos, o equivalente a uma a cada 50 minutos! Eh duas vezes mais que as mortes do trânsito! Eh um dos principais problemas de saúde pública na França, que retrata um grande problema de mal-estar social.

Se as causas são múltiplas, eu destacaria a degradação dos laços familiares e de amizade... sem falar na ausência de qualquer tipo de crença...
Sabemos também que existe uma correlação muito grande entre suicídio e desemprego, pressão profissional, alcoolismo (ou outras drogas) e precariedade...

Um problema muito sério, que deveria ser tratado muito antes que essa pessoa se jogasse nos trilhos de um trem. Depois disso não adianta todo esse circo de todas as autoridades que são chamadas ao local, o procurador que deve estar presente... Na minha opinião todo o trabalho deveria ter sido feito BEM lá atrás!

Mas é apenas uma opinião pessoal e um desabafo mesmo... Boa noite à todos, eu estou cansada da minha caminhada noturna!

Fontes:

DURKHEIM, Emile. O Suicício. Ed. Martins Fontes (livro editado pela primeira vez em 1897, original em francês.). Li para a faculdade e realmente foi uma leitura que me marcou!


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Comer, comer!

Quem me conhece sabe que uma das formas de me conquistar é pelo estômago... E meu marido jura que não, mas eu acho que ele está querendo se fazer deculpar pelas últimas semanas em que ele estava trabalhando muito e, mesmo em casa, estava concentrado em seus livros e outros materiais necessários para o bom desempenho do seu trabalho.

Foi assim que cheguei em casa e ele tinha preparado esse prato a base de poireaux (alho-poró), que nunca tentei fazer e nunca tinha comido antes de chegar na França, mas que ele sempre comeu na sua família:


 Muito simples (parece!) e barato: basta cozinhar o alho-poró em uma água levemente salgada, depois retirá-los ainda ligeiramente durinhos e deixar esfriar. Enrolar em fatias de presunto e levar ao forno com creme de leite e queijo ralado (aqui geralmente usamos emmental), com um pouco de ervas de provença!

Será que desculpo o moço ou faço beicinho para que ele continue preparando o jantar?

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Diálogo feminino

- Você é casada, não é?

- Sou.

- Mas não tem filhos ?

- Não.

- E por que não?

(como explicar as minhas crises de existência, minha dúvidas, meus medos...?)
- Néao sinto ainda esse chamado da natureza.

- Mas quantos anos você tem?

- 31.

- Não é mais tão nova, tem que começar a pensar!

- Se eu estivesse no Brasil talvez já tivesse ido em frente, mas aqui me sinto sozinha sem minha família... tenho medo de não conseguir gerar tudo, filho, marido, carreira, casa... De nunca mais ter uma casa em ordem, de nunca mais ir ao cinema, ao teatro ou aproveitar de um jantar romântico com meu marido... De nunca mais me sentir mulher, profissional, e viver apenas para ser mãe.

- Mas eu também quase família aqui, estão todos na Argélia, e os que estão aqui também trabalham e não podem se ocupar da minha vida no meu lugar. Eh verdade que quando a gente tem filho deixa a vida de casal em segundo plano e o trabalho se torna apenas um ganha-pão, a gente pensa em uma promoção apenas para ganhar mais e poder pagar os estudos dos filhos... Meu marido e eu nunca mais fomos ao teatro ou jantamos zosinhos... Mas você vai ver, o tempo passa rápido! Agora meu filho tem 6 anos e poderá viajar em colônia de férias, e então teremos um momento de novo só para o casal!!!

- Obrigada, vou refletir.

(diálogo ocorrido hoje de manhã com a agente de limpeza da estação que me conhece desde que vim morar aqui, mas poderia ser um diálogo com qualquer uma das mulheres com quem falo todos os dias... pois todo dia é a mesma conversa! Ou então poderia ser o meu pai! Ele não se incomoda de insistir que passando dos 30 em breve estarei passando da idade!!!)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Com ou sem sal?

Uma das coisas que aprendi aqui na França foi a comer com menos sal...
Tanto é que apenas 3 anos após chegar aqui, consegui terminar meu primeiro sal de 500gr!!! 

Claro que acabo comendo mais sal quando faço as refeições fora de casa, ou em produtos industrializados ou semi, como a mostarda que adoro, pepino em conserva, manteiga que sempre compro com sal, os queijos... Até no croissant tem sal!!!

O sal é uma preocupação frequente dos franceses, e em restaurantes geralmente os pratos são muito pouco salgados, dando a impressão de ser "fade" sem gosto) para o paladar de muitos brasileiros. E sempre que vejo receitas em revistas ou em programas de tv, o sal sempre vem no final!

Se para mim é difícil abolir completamente o sal (e nem se deve, já que o sódio em pequenas quantidades é indispensável para o funcionamento dos rins e do sistema neuroendócrino), e tendo pressão baixa só me sinto melhor após comer algo bem salgadinho ou de colocar uma pedrinha de sal na língua, foi possível reduzir, apreciando muito mais o sabor de cada alimento. Eu diria que a vida com menos sal tem muito mais sabor!

Quer salgar seus pratos de forma mais requintada? Então utilize uma pitadinha de fleur de sel (flor de sal), que são cristais de sal que se formam na superfície dos pântanos salgados, geralmente pela evaporação causada pelo vento. Não tem nada a ver com o sal grosso! Os cristais são finos e leves, de sabor bem mais delicado que o sal normal. penetra facilmente nos alimentos e deve ser utilizado no final do cozimento (geralmente é servido à mesa e adicionado alguns momentos antes da degustação do prato).

O sal aqui na França vem principalmente de duas regiões: a Guérande e a Camargue.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Como aliviar o estresse ?

Um post recente sobre o trabalho na França causou um certo alvoroço por aqui, devido às opiniões contraditórias e formas diferentes de olhar e enfrentar o mundo do trabalho! 

Como vou lendo de todos os lados e depois não lembro mais onde vi, ouvi ou li, queria deixar registrado os dados de 2010 do Instituto de Médecine Enrironnementale trazidos na revista Santé desse mês. De acordo com esse instituto, 61% dos franceses, estressados pelo trabalho, adoecem. E desde 2009, a França é o segundo país que mais consome tranquilizantes por habitantes (só perde para a Espanha). E só no ano passado foram vendidos 84 milhões de caixas de tranquilizantes por aqui.

Por aqui, quem fala em estresse no trabalho lembra de cara a onda de suicídios que assolaram o Centro de Pesquisas Renault nos últimos anos, e não eram de funcionários de "baixo escalão" não, mas de engenheiros qualificados e com bons cargos. Além desta conhecida empresa, a France Telecom também foi tocada por  sequências de suicídios. Nos dois casos, testemunhas, colegas e famílias relatam o extremo extresse em que viviam essas messoas nos últimos meses, a desvalorização, a sobrecarga de trabalho que os "obrigava" a trabalhar à noite, finais de semana e feriados... 

Bem, não estou a esse ponto, mas felizmente estou aliviada após quase uma semana de estresse no tarbalho. Minha chefe de folga até ontem, eu tinha a impressão de que o trabalho não andava entre minha colega e eu. Ela não tomava nenhuma iniciativa para começar as atividades que possuem prazos definidos (e curtos), mas ficava inventando e dando idéias que não cabem no contexto e querendo fazer do seu jeito. 

Quarta-feira cheguei (depois dela, pois também termino após ela) e a mesma tinha feito tudo ao contrário do que eu tinha explicado. Perguntei se ela não tinha entendido as ordens deixadas pelos superiores e/ou a minha explicação/definição de tarefas, no início ela disse que não tinha entendido... Depois ela mudou de discurso e disse que achava melhor do jeito dela. 

Eu disse que não era o momento para fazer "do jeito dela" sem consultar os superiores, pois se trata de um período crucial, com muita sobrecarga de trabalho (até o final do ano), e temos regras e procedimentos explícitos a seguir. No final ela corrigiu algumas coisas e em outras bateu pé que o jeito dela era melhor...
Resultado: ontem era SEU dia de folga e minha chefe ME pediu para refazer tudo, pois não estava nas normas! Tive que fazer o meu trabalho e o da colega! 

Felizmente a chefe elogiou a qualidade do meu trabalho (é a quarta vez em 2 meses que me propõe uma promoção mas eu prefiro não aceitar, pois sei bem que essa promoção me porporcionará mais responsabilidades, mais status, mas ao mesmo tempo muito mais estresse e o aumento de salário para mim não chega a compensar).

Pior é que nesses momentos de turbulências no trabalho não consigo dormir, fico superagitada, trabalho feito uma louca, leio feito uma louca, navego na internet feito uma louca, como se estivesse ligada o tempo todo no 220 volts. Como conseqüência não durmo o suficiente, acordo já com dor de cabeça...

Mas adepta dos meios naturais e alternativos, nunca tomei um medicamente para isso na vida. Aqui seguem algumas dicas que me ajudam a me acalmar, quem sabe um dia desses alguém mais pode precisar?

- um banho relaxante aos óleos essenciais de lavande, ou a verveine (verbena, seria o quê em português? o cheirinho é cítrico). Funciona que é uma beleza! Tem até mesmo um banho espumante de verveine que aconselho às crianças (com mais de 3 anos), elas ficam calminhas, calminhas...

- um cházinho antes de dormir, que não seja chá preto ou quarquer outro estimulante. Ainda tenho erva-doce que trouxe do Brasil, mas gosto muito da verveine. As folhas secas de verveine são assim:

- Se está friozinho, esquento a minha "bouillotte" (bolsa de água quente) e coloco contra a barriga... Que sensação boa! (ótima também para as cólicas menstruais).
Ainda mais eficaz se for "fofinha" como a minha!

- Apago a luz e fico alguns minutos à luz de uma vela perfumada relaxante, como de lavanda.

- Prefiro o silêncio; nesses momentos, até música estilo "relaxante" me irrita.

- Um outro produto que me ajuda muito a dormir é uma bruma perfumada para o travesseiro a base de lavanda, gerânio e árvore do chá. 

- Uma massagem leve com produtos relaxantes (mas faço o meu massoterapeuta pessoal assinar um termo dizendo que posso dormir logo após a massagem!)

Aposto que com tudo isso a gente consegue passar longe 
dos medicamentos!!! 
Claro que nada disso trata apenas os sintomas, não trata as causas. 
Para tratar as causas o tratamento é outro !

E qual é a sua dica para aliviar o estresse? Se é que isso existe na sua vida?

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O tempo não para...

Geralmente os dias passam e tenho a impressão de que não fiz nada do que estava na minha lista... Sabe aqueles dias em que chega a hora de dormir e a gente se pergunta o que fizemos do nosso tempo? Também acontece com vocês? Comigo sim, mas hoje foi um dia diferente... Pois é, as vezes acontece de perceber que consegui me organizar e aproveitar ao máximo o meu tempo!

Hoje estou de folga, mas mesmo assim tinha uma reunião cedo no trabalho. Saí correndo para passar na FNAC comprar ingressos para o show do Red Hot Chili Peppers (em 2012). Sylvain queria ir no show deles que acontecerá em breve, mas chegamos algumas horas atrasados e tudo tinha sido vendido! Então desta vez as vendas abriam hoje às 10h e eu queria chegar o mais cedo possível. Sempre compro ingressos pela internet, mas como não tenho internet no celular nem tinha acesso disponível após a reunião, decidi passar na FNAC que fica praticamente ao lado de onde estava (e se passasse em casa iria perder tempo!)

Depois corri para a academia, só consegui fazer 45 minutos de atividades, mas já é melhor do que nada, e encontrei meu chéri para almoçar em um restaurante tailandês que adoro para almoçar. Um ambiente bem simpático e bonito (de forma simples) e pratos realizados com esmero, produtos de qualidade. Nada a ver com muitos restaurantes asiáticos que existem por aqui que são meio sujos e com comida requentada de 3 dias.

O restaurante se chama Mme Shawn. Existem vários endereços em Paris, mas eu vou sempre no 10º arrondissement, 34, rue Yves Toudic.

Depois corri para ser maquiada! Isso mesmo! Uma conhecida está fazendo um curso para ser maquiadora profissional e ela precisava de cobaia modelo. Por que não? tudo para o bem da profissão! Ela está apenas começando, está na sua segunda semana (o curso dura 9 meses), mas o que vocês acham do resultado?

Ainda tive tempo de dar uma passadinha em casa colocar o blog em dia, arrumar minha mochila para o final de semana que passaremos fora e saio daqui a pouco para assistir o espetáculo musical "Dracula, L'amour plus fort que la mort", no Palais des Sports. Compramos há meses os ingressos, assim que ouvi falar, e na época não tinha visto os trechos nem as músicas. Queria ir pois o Kamel Ouali que coloca em cena o espetáculo é considerado um AS no seu domínio. Depois ouvi as músicas e não gostei muito, mas acho que a coreografia será maravilhosa, assim como a decoração... Depois conto para vocês!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

... os bons nos deixam cedo...

Hoje foi um dia muito triste aqui em casa. Alguém que eu conhecia pouco mas que admirava muito não está mais por aqui. Disparu, como se diz aqui em francês.
Uma pessoa cheia de vida, de projetos, uma mãe de família, excelente profissional e muito engajada em seu trabalho com crianças com tumores cerebrais.
Um trabalho que acompanho um pouco (de longe) e que é muito difícil não apenas para as crianças, mas para os adultos que se ocupam delas. Se tudo corre bem no tratamento, elas dão alta, voltam para casa (que é muitas vezes em um país distante) e tentam levar uma vida normal (para sempre ou enquanto for possível) ou se tudo corre mal elas vão para algum lugar ainda mais distante do que a gente pode imaginar... mas nos dois casos o projeto não tem continuidade.

E desta vez foi S. que não conseguiu concluir seu projeto.
Atingida (ela também) pelo câncer.

Um de seus últimos desejos foi que as crianças trabalhassem no mesmo segmento que no ano passado, ou seja, igualmente esculturas em argila, mas desta vez será sobre um outro tema. De acordo com suas últimas diretivas, o resultado será exposto e vendido ao final, o que é uma novidade! As receitas serão revertidas para apoiar as pesquisas sobre o câncer. Um projeto modesto e simbólico do ponto de vista financeiro, mas cheio de ambições do ponto de vista humano.

O trabalho do ano passado, que resultou nessa (re)construção de um vilarejo nos modelos subsahariano.

domingo, 11 de setembro de 2011

Casamento franco-brasileiro

Mais um casal franco-brasileiro que se une na região parisiense pelos laços do matrimônio...
Tive muita sorte em conhecê-los há um ano, através da internet (quem diz que pela internet a gente só encontra confusão?), um casal super-alto-astral, sempre com as portas abertas para receber os amigos, sempre com um sorriso e muito bom humor!
A festa estava linda, os noivos deslumbrantes, mas não vou colocar fotos aqui para preservar a privacidade dos mesmos. Sinto muito, mas vocês vão ficar na curiosidade! Aqui vai uma "palhinha" para apaziguar a curiosidade:
 @ Todos os créditos são do meu maridão.

Desejo muitas felicidades aos noivos G&D!!!

* E eu não perco uma festa por nada nesse mundo, uma oportunidade de retirar do armário aquela roupa que a gente comprou por impulso mas nunca teve ocasião de usar... E se reconciliar com o salto alto... ao menos durante algumas horas!

Quer ver fotos de outro casamento franco-brasileiro? Clique aqui.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

"Encontros e Despedidas"

Nunca gostei de despedidas, como cada um de vocês, imagino. Geralmente a gente se jura "amor eterno" e que iremos nos encontrar para um almoço ou um happy hour um dia desses, que acaba nunca chegando, pois cada um segue o seu rumo, o seu caminho.

Ao longos dos anos sofri com muitas despedidas, como todo mundo,  mas tendo realizado muitos estágios e tendo trabalhado em muitos lugares no Brasil me fez ter que dizer adeus muitas vezes... Depois veio a formatura e claro que praticamente não vi mais ninguém desde então.

Mais tarde vim para a França e deixei tanta coisa para trás.

Mas fico contente pois mesmo que os anos passem, posso encontrar alguém 2, 3 ou mesmo muito mais anos após e ainda ser muito bem recebida e ter muita coisa para trocar!!! Como uma amiga da faculdade que encontrei pela ultima vez em uns eventos de Rh lá por 2007 e depois nos encontramos em paris no final do ano e recentemente em Porto Alegre, e que através dela por acaso reencontrei um amigo de infância que tinha visto pela última vez em 2005!

E atualmente aqui passei por muitas despedidas, como os colegas da universidade (mais uma vez!) , os amigos brasileiros que por uma razão ou outra decidiam seguir um outro rumo, e os colegas.

Mas agora são os colegas de trabalho que estão indo embora... Em julho foi uma colega e agora em setembro será a minha chefe. E hoje foi a minha estagiária favorita!!! Ela chegou em maio para pouco mais de 3 meses de estágio e por obra do destino a minha colega mais experiente estava de férias, a chefe em licença saúde e o chefão afastado por problemas de saúde. No meio desse período superturbulento tive que me virar com substitutos em contratos temporários e tive que formar a estagiária que não podia adiar o começo de seu estágio.

Foi muito enriquecedor, pois desde que cheguei aqui (na França) e que comecei a trabalhar não tinha assumido diretamente essa responsabilidade de formar alguém. E a menina se mostrou inteligente, superengajada,  competente e de confiança, toda a empresa ficou muito contente com os seus resultados e quem recebeu os parabéns ainda por cima fui eu!!!

Ego à parte, hoje foi seu último dia. Eu tinha preparado uma "minifestinha" e uma lembrancinha surpresas e ela, que aprendeu a me conhecer um pouco e que sempre me via lendo, me ofereceu esse livro:

Adorei o presente, ainda não tinha lido e lerei com certeza!!!

Em uma das nossas exaustivas trocas literárias ela me disse que adorava os escritores ingleses e que Jane Austen era a sua preferida. Acredito que não tenha nenhuma idéia escondida, mas na mesma semana ela tinha presenciado uma situação em que uma pessoa tinha feito comentários preconceituosos a meu respeito (ela ainda me ofereceu chocolates dizendo que não tinha o poder sobre o que as outras pessoas diziam e pensavam, mas que estava ao seu alcance me confortar e me alegrar! )

Não sei mais se as despedidas são para sempre, não prometo mais que iremos nos encontrar um dia desses e nem quero continuar a me nutrir de falsas esperanças, o mais importante foi o quanto essa troca foi importante para nós duas, ela ávida de aprendizagem e eu que agarrei com unhas e dentes essa oportunidade de assumir mais responsabilidades, e ainda por cima como coach... o que me fez um bem imenso!

No mais a vida continua! Novos colegas chegando para recomeçar o ciclo dos "encontros e despedidas".

domingo, 24 de julho de 2011

Para quem gosta de cachorros!

          Nossa viagem ao Brasil está correndo bem, ainda mais nesses últimos dias com o retorno do tempo bom em terras gaúchas.
          Mas gostaria de aproveitar para compartilhar com vocês as imagens do presente que meu chéri fez para os meus pais, e que tomou o tempo dele nas últimas semanas antes da nossa viagem. Saliento que não se trata de uma "obra de arte", mas é apenas algo lúdico que ele fez para agradar os sogros e decorar a casa, mas que não tem nada a ver com o estilo artístico dele, e até por isso ele me autorizou a publicar aqui na internet.
          Uma verdadeira obra de arte, de acordo com as teorias que ele segue, é algo que vai trazer algo realmente novo, seja do ponto de vista da técnica (a invenção de uma nova técnica, por exemplo) ou da criatividade (criar algo que ninguém ainda fez). E o quadro que ele fez para os meus pais não se enquadra em nenhuma dessas categorias.
          Como meus pais são apaixonados por cachorro, a idéia era pintar algo que envolvesse o tema 'cachorro'. Mas colocando algo de moderno. Por isso ele jogou e brincou com as cores. Outra coisa que adorei foi a forma que ele "humanizou" os animais, principalmente no olhar. O resultado foi essa tela de 1mx1m que para transportar no avião tivemos que desmontar e enrolar em um tubo. Apesar da companhia aérea ter informado por telefone que era "impossível" levar comigo na cabine, no momento de fazer o check in perguntamos novamente e conseguimos trazer conosco na cabine durante todo o trajeto Paris-Roma-Rio-Porto Alegre.
          Esse foi o que mais amei, mas não foi uma unanimidade, cada um teve o seu preferido!



E você, o que achou? Se gostou, qual é o seu preferido nessas imagens (não de uma forma geral como raça de cachorro)?
Sylvain está bem curioso para saber qual o cachorrinho preferido!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

As idades da mulher

          As pessoas que realmente me conhecem sabe que não faço parte do grupo das mulheres mais vaidosas do mundo... Antes mesmo de morar na França era uma briga com a minha mãe, que não entendia como eu conseguia sair de casa "com a cara limpa", sem nem mesmo um pózinho ou um rímel (sem rímel, pecado capital). Mas também quem me conhece um pouquinho sabe que vivi uma certa crise dos 30 anos... Não do ponto de de vista físico, mas muito mais do ponto de vista emocional.

          Penso que se eu estivesse ainda no Brasil não teria vivenciado nada disso, mas na época, praticamente nova em um outro país, começando uma nova vida e em muitos aspectos recomeçando do zero, confesso que vivi sim uma angústia de ter entrado na casa dos 30, idade em que eu me imaginava no passado estabilizada financeira, profissional e relacionalmente. Mas foi um choque me encontrar aos 30 com um estatuto de estudante e sem emprego! (dois dias antes meu contrato temporário tinha sido encerrado e não me deram nenhuma perspectiva, mas duas semanas depois me chamaram novamente para novos pequenos contratos e 6 meses depois recebi meu tão sonhado contrato por tempo ilimitado!).

          E imagino que o tempo não é vivenciado da mesma forma para homens e mulheres. Não sei se é por viver ao lado de alguém com um espírito de guri* (garoto, em gauchês), que não se incomoda com a passagem do tempo, mas para mim o tempo não passa desapercebido de jeito nenhum...

          Vejo as pessoas que deixei para trás e que aos 30 anos se tornaram diretor de alguma coisa, abriram a própria empresa ou já ganharam milhões, ou então viajaram o mundo... Ou então estão com família bem constituída, filhos, casa grande com piscina, jardim e dois carros na garagem... Tanta coisa que ainda quero fazer, mas o tempo passa tão rápido que os projetos e sonhos ficam na gaveta! Tantas viagens que quero fazer, tantos novos pratos que quero provar, tantas outras idéias de trabalho e carreira, e no meio disso os tão debatidos filhos...

          E agora estou quase de malas prontas para visitar a família no Brasil e já percebo uma certa cobrança das pessoas que me conhecem de vista (os famialiares e amigos próximos acho que conseguem ser mais discretos em suas expectativas e decepções)... Ou a cobrança é minha mesma? Primeiro porque não sou diretora de nada (ou seja, como a maioria dos franceses, tenho uma carreira estagnada), tenho um marido mas já passei dos 30 e não tenho filhos (outro pecado mortal!), e vivo na Europa porém ao contrário do imaginário tupiniquim, não sou rica...

          E ainda no meio de tudo isso me olho no espelho e nas antigas fotos e vejo que mudei, é lógico, não sou mais a mesma... Será que todo mundo vai reparar e dizer que j'ai pris un coup de vieux? (que eu envelheci?)
Uma das mais conhecidas obras de Gustav Klimt, As 3 idades da mulher (de 1905), que fala do ciclo de vida em uma harmonia regressiva, uma oposição entre a vida e a morte, um contraste entre a infância, a maturidade e o envelhecimento. Engraçado como na nossa sociedade a maturidade está relacionada ao ato de gerar uma vida (ou seja, para as mulheres, de ser mãe). Klimt também colocou uma certa ênfase na "feiúra" do corpo da "velha", representando da mesma forma uma posição de aflição.

Essa foto é de 2009, realizada assim que voltamos do Brasil...

sábado, 11 de junho de 2011

Mistérios que a razão desconhece

Dentre os inúmeros mistérios da humanidade, existe um que realmente não consigo entender e que me choca cada vez que me deparo com ele.
Trata-se do que em francês é conhecido como méchanceté, e que em português poderia ser considerado maldade. Sabe aquelas pessoas que ficam de olho na sua vida e que esperam uma oportunidade para destilar o veneno?

Já me disseram que eu era meio paranóica, que coloco na minha cabeça que as pessoas não gostam de mim... Mas então quando do nada pessoas que a gente nem conhece começam a nos agredir nos espaços virtuais. Percebo que se deram ao trabalho de "investigar" a minha vida, considerando que desenterraram coisas que escrevi há tempos e transformaram a seu proveito, retirando completamente do contexto. Pura maldade, com o objetivo de diminuir o outro na impossibilidade de destruí-lo... O que essas pessoas ganham com isso?                            *

E quando é alguém que a gente nem conhece, e que talvez essa pessoa nos deteste apenas por um motivo ridículo e banal... e que muitas vezes nem é real, mas apenas algo que ela interpretou, pois não foi com a minha cara e pronto!
Há quem diga que onde existe muita mulher reunidade existe ciúme!!!  

Obra de Lucas Cranach que representa o "Julgamento de Paris", quando ele teve que escolher qual era a mais bela entre Hera, Atenas e Afrodite, sabendo que a escolha de uma resultaria no ciúme e fúria das outras... E que ele estava perdido de qualquer forma.

* Robert-Fleury Tony (1838-1911), Vizzavona François Antoine (1876-1961), pintura sobre negativo.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ma Belle-Famille*

Acho que exagerei no último tópico em que falei da família do Sylvain, pois na verdade acredito que todas as familias têm problemas, e ainda mais quando não é a nossa e existe uma diferença cultural ou de educação muito grande. Ao menos, a familia dele tem uma forma muito diferente da minha de se relacionar. Não é nem certo nem errado, apenas diferente, e em muitas coisas não concordo. Mas de uma forma geral são excelentes pessoas e sempre fui muito bem acolhida.

Quanto à "não ajudar", que foi um dos temas mais tocados no post anterior, deixo claro que existem formas e formas de ajudar. A sua família é muito de ajudar em reformas, mudanças, ou para comprar alguma coisa, facilitar a vida do outro. Já no nosso caso somos bem menos "ajudados" em primeiro lugar porque Sylvain detesta pedir alguma coisa à alguém, e em segundo porque moramos "longe" e a maioria dos irmãos detestam Paris e a cidade grande, então eles vêm apenas em caso de necessidade.

Como eu já comentei, ele vem de uma familia de 8 filhos (todos do mesmo pai e da mesma mãe), do qual é o mais velho.

Depois veio sua irmã S., 5 anos mais nova, casada e com 3 filhos. Quando estávamos estudando a possibilidade de comprar o nosso apartamento, pedimos conselho para eles, pois seu marido conhece tudo de eletricidade (atualmente trabalha com automação na indústria automobilística, mas quando começou seus estudos foi na elétrica e fez toda a eletricidade de sua casa, da casa dos demais irmãos e vários amigos, tudo de graça) e teríamos que fazer essa reforma. O orçamento mais barato que nos deram ficava em 15 mil euros, mas ele nos disse que não nos incomodássemos que ele faria toda a eletricidade, e desta forma só pagariamos o material, então valeria a pena comprar o apartamento. Em agosto ele tirou 3 semanas de férias, das quais 10 dias ele "doou" à nossa reforma, trabalhando todos os dias das 8 da manhã até 3 ou 4 horas da manhã, sujo de farelo de concreto da cabeça aos pés, dormindo no máximo 4 horas por noite em um conchão no chão (nosso conforto não era melhor, pois tudo estava embalado e protegido da sujeira). Tudo isso sem perder o bom humor.

Também tem N. o seu irmão que eu mais gosto e que sempre foi muito simpático. Mesmo no início, quando meu francês era muito ruim, ele e sua esposa sempre vinham tentar falar comigo. Até que encontramos dois assuntos em comum: fórmula 1 (agora estou completamente atualizada, mas até 2008 não perdia uma corrida!) e comida!!! A comida por razões diferentes: ele é cozinheiro e eu adoro comer! Então sempre que vamos visitá-los ele já programa com antecedência todas as refeições que vai preparar especialmente para mim!

Em uma ocasião na qual não pude acompanhar Sylvain (tive que trabalhar de última hora), seus irmãos foram todos pescar e me enviram uma quantidade enorme de peixe, pois sabem que adoro, ainda mais esses que a gente pesca de forma amadora. E sabendo que no Brasil comemos milho cozido, eles também foram atrás de milho nas fazendas e me enviaram um saco com uns 10 quilos de milho... Confesso que a maioria estragou pois não consegui comer tudo (mesmo comendo todos os dias!), mas isso felizmente eles não sabem...

E ainda para ilustrar o afeto que eles têm por mim, fui convidada para ser a madrinha de uma das crianças da família... E isso que na família deles não se convida o casal junto, mas um homem e uma mumlher que não formam um casal (isso para dizer que não fui convidada só para acompanhar Sylvain, mas porque queriam me convidar mesmo).

E essa minha cunhada que está aqui em casa, ela gosta de mim, imagino, pois de vez em quando comento algo que gosto, e aí quando eu menos espero ela vem com um presente para mim! Não é pelo presente, mas isso prova que a pessoa é atenta às minhas opiniões e gostos, e aí quando ela quer agradar recorre à sua memória. Lembro que quando estávamos em Londres, vi em uma loja uns "animais" daqueles que a gente bloqueia a porta e comentei que eu adorava! Mas como era pesado, estava chovendo e achei meio caro, não comprei. E então no meu aniversário ela me presenteou com esse lindo cachorrinho:

E outro dia estávamos visitando lojas de animais e plantas, comentei que adoro a lavanda e que um dia gostaria de ter na minha sacada, e semana passada ela chegou com 3 vasinhos de lavanda...

Problemas de família, quem nunca teve? Mas por outro lado tenho muita sorte de ter uma belle-famille  que sempre me aceitou apesar das minhas diferenças e com quem posso contar na falta da minha...

* belle-famille : como se chama a família do conjuge

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O que não pode falta aqui em casa!

A idéia de escrever esse tópico surgiu ao ler o blog da Amanda que fala de Paris e da vida na França. Não é o meu gênero "copiar" assim, mas achei a idéia tão legal que não resisti!!! Copiei a idéia, mas o conteúdo é diferente, espero que ela não leve a mal !?!

1. Lardons: prefiro o defumado ! Eh bem baratinho e serve para tudo, e mesmo para quebrar o galho quando não tenho tempo e estou sem inspiração para cozinhar. Uso sempre que "faço" feijão: refogo os lardons com cebora e alho, depois misturo a lata de feijão vermelho já pronto e se tiver coloco também um cubinho de caldo de feijão. Fica uma delícia, feijão com gosto de novinho (pois sempre só comi feijão no primeiro dia) e rapidinho de fazer. Acompanho com arroz branco e até Sylvain e a minha cunhada viraram fãs e me pedem para fazer!
Também refogo da mesma forma mas depois acrescento crème fraîche (como creme de leite) e fica um excelente molho para massas. Eu olho bem a etiqueta para ver o que eles misturam dentro para dar esse gostinho de defumado. Atenção quem não gosta ou tem preconceito em relação aos porquinhos, pois é carne de porco.

2. Feijão em lata: aqui se acha facilmente em lata o feijão vermelho e o branco, mas sempre uso o vermelho para a "receita" acima. Não pode faltar na minha despensa!!! Enxaguar bem antes de usar para retirar o excesso de sodio.

3. Salada em saquinho: Como só eu como salada aqui, não vale a pena comprar um pé de alface ou uma outra salada, pois em 2 dias ela está velha e murcha... Então eu compro a salada já lavadinha, às vezes picada (como eu gosto!) e com a vantagem de ter varios tipos de saladas misturadas.

4. Saumão defumado: adoro salmão, e defumado é bem pratico e pode ser utilizado de diversas formas. Corto em tirinhas para as minhas saladas (que então é meu prato principal e único na refeição). Também pode ser servido como entrée (entrada) acompanhado de pão ou sobre o pão. Uso em salada fria de massa, sem molho, ou quente com creme de leite como molho para massas quentes. Também faço risotto de salmão!!!
5. Haricots Verts (vagem) congelado: prefiro os da marca Picard, vendidos na loja do mesmo nome. A vagem é o acompanhamento por excelência no prato dos franceses! Gosto de ter os meus congelados e assim uso quando quero! Geralmente vai ser quando almoço sozinha, então cozinho a vagem como acompanhamento de um peixe ou peito de frango, ainda mais agora que voltei a me preocupar com o peso. Eh superprático de usar, e a minha forma preferida é reforgar a vagem com um pouco de cebola picada e uma colher de azeite de oliva e comer quente. Também dá para colocá-los alguns segundos em água fervente e depois escorrer, servindo frio ou quente. Ou então fazer uma mistura com batatas, excelente acompanhamento para peixes!
6. Salada de atum: acho "uma mão na roda" quando decidimos fazer um pique-nique (e agora com o bom tempo acontece seguido!), ou então quando não tenho tempo para almoçar, saindo da academia ou outro compromisso e indo direto para o trabalho. Existem de vários tipos: de arroz, massa, batatas, vários tipos de legumes e são bem equilibradas, além de conter em torno de 300 calorias. Procuro marcas sem conservantes ou com ingredientes "do bem".


7. Gosto muito de ter molho de tomate pronto para quando me falta tempo, mesmo se prefiro fazer eu mesmo o meu molho fresquinho. Uso várias marcas, mas aquela que realmente não pode faltar é a da marca Panzani, do tipo Provençale, bem simples e tradicional. Gosto dessa marca pois o gosto é bem natural e também não tem conservantes.
8. Compota de maçã: gosto de comprar o pacote com essas embalagens individuais, muito usada para crianças mas muito prática para adultos, pois podemos comer em qualquer lugar, não precisamos de colher. Costumo ter sempre uma na bolsa para comer como sobremesa (após a minha salada de atum!), ou para lanchar no meio da tarde. Existem várias marcas, mas prefiro a da marca Andros, e compro o pacote com 20, sabores misturados (maça sozinha ou misturada com pera, damasco, morango). Sem convervantes, igualmente.

9. Mostarda: creio que a mais conhecida é a moutarde de dijon (em referência à cidade), mas ela é muito forte na minha opinião, da primeira vez eu não consegui comer e saí soltando fogo pelas ventas como um dragão!!! Então comecei a comer a moutarde douce (não, não é doce, mas "suave"). Logo passei para a moutarde à l'ancienne (com grãos, bem fácil de reconhecer na embalagem), a minha preferida, mas adoro todas, e agora até como a de Dijon, sem problemas! A mostarda é sempre acompanhada com a carne (mas tem gente que gosta e outros não, eu já me acostumei e agora vou até comer o churrasco gaúcho com mostarda, coitado do meu pai, ficará horrorizado!).
Mas ela é muito usada de outras formas: no molho vinagrette para saladas (azeite, vinagre e mostarda, geralmente), no cozimento de escalopes de frango com creme de leite (fica o molho mostarda). Tem um prato muito conhecido, lapin à la moutarde (coelho com mostarda), nunca comi, mas acho que deve ser bom esse tipo de forma de cozinhar: lambuza-se o bichinho com mostarda (morto, claro!) e depois coloca-se para assar. Também uso a mostarda para substituir a maionese ou manteiga/margarina no sanduíche. Para quem nunca provou a mostarda francesa, o gosto não tem nada a ver com o gosto químico da mostrada americana. Agora nem consigo mais comer a mostrada americana.

10. Suco de laranja pronto: muita gente já ficou escandalizada pois eu consumo suco de "caixinha", ou seja, pronto! Mas não qualquer um, claro! Diferente do Brasil, onde os sucos "em caixinha" de boa qualidade são raros, na França encontramos facilmente sucos 100% frutas, nada de concentrado, nada de água e sem adição de açucar. Os meus preferidos são de laranja da marca Tropicana e Innocent, mas outras marcas boas são Joker, Pampryl e Andros. Quando elas não estão em promoção, compro da marca Carrefour ou Monoprix. E também gosto de suco de uva (100% natural), mesmo a marca mais barata do supermercado Leader Price é boa.
Porém cuidado, evitem sucos à base de concentrado ou o que eles chamam "néctar", que de suco natural não tem mais nada. 
Calculei esse mês (do 20 de abril ao 20 de maio) os nossos gastos com supermercado e o mesmo ficou em 250 euros. Achei um valor bem irrisório, considerando que somos (atualmente) 3 adultos, compro muitos produtos de marca e considerados caros, e realmente compro muita coisa, sou compulsiva em supermercado! Por exemplo, comprei mais de 30 saladas de atum pois estavam em promoção, 24 litros de suco de laranja... Então tenho um estoque considerável aqui em casa...

E você, o que não pode faltar na sua lista de compras, e você gasta muito com supermercado?


Você é gourmet ou gourmand ? Então podera gostar dos outros tópicos relacionados à alimentação:

sábado, 30 de abril de 2011

Meu príncipe

Quem não deu no mínimo uma olhadinha ontem no casamento do (filho do) Príncipe ? Eu vi, claro, até a chegada da noiva (depois tive que sair correndo para o trabalho), e posso dizer que adorei o vestido da noiva, adorei a postura dos noivos, eles estavam tão bonitinhos e pareciam realmente felizes com o acontecimento. Mais do que isso, o que dizer? Como diz a minha mãe, não sirvo de colchão para eles! E a vida é deles...

Mas nesse momento enquanto outros fazem votos de uma vida em comum, eu repensei nos meus e acredito que sou realmente uma pessoa privilegiada de ter encontrado o "meu príncipe". Nosso encontro aconteceu quando eu tinha 28 anos (a maioria das minhas amigas já estavam estabilizadas em uma relação, e eu saindo de histórias que por uma razão ou outra não davam certo). Confesso que formada, com uma carreira que se desenrorava superbem, eu pensava que realmente só faltava alguém para somar na minha vida. E não é que quando eu menos esperava, apareceu?

Meu príncipe não tem palácios, não vem de uma família real, mas tem uma riqueza interior que encontrei poucas vezes em outras pessoas. E o mais importante, ele me ama, e não é o amor o segredo de um casamento?








Eu diria que o amor é a estrutura de um casamento, que o amor é condição necessária, mas claro que o amor sozinho não é suficiente. Eh necessário ter muita paciência, uma excelente capacidade de adaptação (ao outro e à nova vida) e aprender a compartilhar. Sem esquecer a comunicação.
Posso ter esquecido alguma coisinha, mas para mim essa é a receita que está dando certo para o meu casamento.

Qual é a receita do sucesso da sua relação? Ou o que pecou nas relações que não deram certo?

Se você quiser saber um pouco mais dessa história e do meu chéri, clique aqui.