Mas a diferença principal é que Provins teve a "sorte" de praticamente não ter sido tocada nas últimas guerras, então tudo é preservado. Além disso, não houve um verdadeiro projeto de modernização, como houve com Paris ea maioria das cidades. Uma caminhada pela cidade (que se divide em cidade alta, murada, e cidade baixa) é uma caminhada pela Idade Média, pela sua arquitetura militar, civil e religiosa. Os primeiros registros documentados falam da sua importância já em 802, na época de Carlos Magno! Inscrita como patrimônio mundial (Unesco) desde 2001, ela possui 58 monumentos inscritos ou classificados.
A cidade fortificada, uma das imagens mais conhecidas da cidade, com esses muros construídos no século XIII.
Imagino que o passeio seja agradável o ano inteiro, mas anualmente no mês de junho Provins acolhe, por um final de semana apenas, a mais importante festa medieval da França. Tive a felicidade de estar lá no ano passado, e desta vez se tudo der certo quero ir novamente! Neste ano a festa ocorre nesse final de semana (18 e 19 de junho). Nem preciso dizer que a festa é imperdível, o tipo de coisa que a gente precisa fazer na vida ao menos uma vez...
Para mim claro que tudo isso é muito novo, pois nada disse existe no Brasil, mas mesmo para os franceses é um evento que todo mundo conhece e é bem importante. O ambiente também é muito legal e descontraído. Quem quiser ir fantasiado pode ir e ainda tem desconto na entrada! O único ponto negativo é que com tanta gente, restaurantes e barraquinhas de alimentação são lotados, e pelo que pudemos ver, os preços bem salgadinhos... Para quem quer passar a noite durante o festival, sugiro reservar com antecedência, pois tudo lota!
A quantidade de gente chegando para o festival!
Festival 2010 em imagens:
E nós aqui, batendo cartão no evento!
Informações práticas:
Site oficial da cidade: http://www.provins.net/Site do festival: http://www.provins-medieval.com/
Acesso: cerca de uma hora de carro ou de trem saindo de Paris (70km de Paris). Os trens partem de Gare de l'est
Nossa, tanto tempo que não comento aqui, mas hoje não resisti, sou apaixonada pela História Medieval e amei este post, queria muito ir num festival assim, acontecendo entre os muros e construções originais da época! Lindo mesmo!
ResponderExcluirPuxa que legal!
ResponderExcluirComo esta a temperatura por ai?
Ale
Alexandre, no Japéao existe esse contraste apaixonante entre o antigo e o contemporâneo! Que maravilha! Já aqui o contenporâneo praticamente não existe.
ResponderExcluirErika realmente lindo mesmo!
Ale, infelizmente há algumas semanas o tempo "enfeiou", o dia pode estar ensolarado, mas de repente pode começar a esfriar um pouquinho e esfriar! Indispensável um casaquinho à noite de pela manhã! Diferente do mês de abril, que foi muito quente, ensolarado e sem chuvas. Mas a situação da seca estava grave, e estamos precisando mesmo de chuva.
Oi Erika. Oi Milena.
ResponderExcluirEu adoro a cultura medieval. Em 2013, visitando o sul da França, assisti um festival da cultura medieval em Carcassone, é deslumbrante aquele momento é indescritível. Estava ali como se já fizesse parte daquele feudo, a Cidade fortificada, cria um clima real. Quero retornar e conhecer outros feudos.